Visita técnica ao Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas

Os discentes da Faculdade FDG tiveram uma experiência enriquecedora durante a recente visita técnica ao Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL). Essa atividade proporcionou uma imersão no ambiente jurídico e um contato direto com a história e as práticas do tribunal.

Conhecendo o Memorial Pontes de Miranda

A visita teve início no Memorial Pontes de Miranda, um espaço dedicado à memória e à contribuição de Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, um dos maiores juristas brasileiros. O acolhimento foi realizado por Oswaldo, que, com grande entusiasmo, conduziu os alunos por uma jornada histórica. Ele apresentou detalhes sobre a trajetória do TRT/AL, destacando momentos importantes da história do tribunal e a influência de Pontes de Miranda no direito brasileiro.

Os alunos puderam explorar documentos históricos, fotografias e outros artefatos que ilustram a evolução da justiça do trabalho em Alagoas. A apresentação minuciosa e envolvente de Oswaldo permitiu que os discentes compreendessem a importância do Memorial como guardião da memória jurídica.

Participação na Sessão do Pleno

Além da visita ao Memorial, os discentes tiveram a oportunidade única de assistir a uma sessão do Pleno. Essa experiência permitiu que eles observassem de perto o funcionamento do tribunal, a condução dos julgamentos e a aplicação prática dos conhecimentos que adquirem em sala de aula.

A sessão foi um momento crucial para que os alunos pudessem conectar a teoria aprendida na faculdade com a realidade das práticas jurídicas, observando os debates, as argumentações e as decisões proferidas pelos magistrados.

Reflexões Finais

A visita técnica ao Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas foi, sem dúvida, uma atividade de grande relevância para a formação acadêmica dos discentes da @faculdadefdg. Ao conhecerem o Memorial Pontes de Miranda e assistirem a uma sessão do Pleno, os alunos puderam ampliar sua compreensão sobre a importância da justiça do trabalho no contexto social e histórico de Alagoas.

Essa experiência prática e vivencial reforça o compromisso da @faculdadefdg em proporcionar uma educação completa e conectada com a realidade profissional, preparando seus alunos para os desafios do mercado jurídico.