DIREITO

SOBRE O CURSO

O curso de Direito é marcado pelo ensino e desenvolvimento de características relacionadas à paciência, empatia, reflexão, concentração, domínio emocional e outras qualidades positivas. Tudo isso para que os alunos adquiram boa capacidade analítica e reflexiva, além de habilidades de exposição de posições/ideias e boa argumentação.

Os profissionais precisam de atributos assim para conseguirem avaliar casos, processos, evidências, provas físicas, documentais e orais, além de sugerirem procedimentos, acompanhar audiências e direcionar ações para a justiça com maior efetividade.

O Curso de Direito da FDG tem como um de seus objetivos formar profissionais da área jurídica capazes de construir uma nova sociedade, que se apresente mais livre, justa e solidária, tal qual inscrito no inciso I, do art. 3º, da Constituição Federal do Brasil.

Para tanto, conta com um Projeto Pedagógico primoroso, inovador, no qual o aluno é o centro em torno do qual converge toda a atuação dos integrantes dos Órgãos Diretivos da Faculdade, do Corpo Docente e do Corpo Técnico Administrativo.

Nosso Projeto Pedagógico obteve conceito “A” junto ao MEC, sendo o Curso de Direito da FDG um dos poucos cuja autorização fora recomendada pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Os professores que integram o Corpo Docente da FDG possuem titulação compatível com as exigências legais. São profissionais comprometidos com a missão de educar, não se limitando a serem meros repetidores de conteúdos em sala de aula.

A grade curricular do Curso de Direito atende às diretrizes fixadas pelo MEC, de sorte que nela estão distribuídas, racionalmente, as disciplinas que compõem os três eixos da formação do aluno: fundamental, profissional e prática.

Os alunos do Curso de Direito da FDG podem participar, se aprovados em processo de seleção, dos Programas de Monitoria e Iniciação à Pesquisa, de modo que a vida acadêmica do Corpo Discente não se restringe às aulas ministradas por nossos aplicados professores.

A FDG está plenamente comprometida com o futuro de seus alunos, preparando-os para desempenhar as mais variadas carreiras jurídicas, como juízes, promotores, advogados.

Neste espaço virtual, espera-se propiciar à comunidade acadêmica uma gama de informações destinadas a facilitar a interação aluno/instituição, aluno/professor.

Aproveitem-no, utilizem-no, pois nós, que fazemos o Curso de Direito da FDG, estaremos sempre prontos para aprimorá-lo, quando necessário.

Forma de Ingresso Mediante Processo Seletivo (vestibular), Re-opção de Curso, Equivalência ou Transferência e ENEM. No que concerne a forma de ingresso, esta ocorre através de duas entradas por ano, em virtude do Regime Semestral.

O regime adotado para o curso de Direito é Regime Semestral.

Embora não contemple partes flexíveis, a FDG estimula a participação em atividades extracurriculares, através da extensão e pesquisa, bem como a realização de seminários, simpósios, monitoria, iniciação científica, participação em encontros nacionais de direito, além de participação em atividades.

Formar profissionais qualificados para o exercício das atividades pertinentes aos operadores jurídicos, conscientes de sua participação nos processos de transformação da sociedade, do Estado e do Direito brasileiros, enquanto atores históricos capazes de atenderem às demandas da cidadania e do desenvolvimento econômico e científico.​

Proporcionar referência teórica e experiência concreta para a implementação dos parâmetros que ensejarão a qualidade do ensino, da pesquisa e da produção acadêmica, bem como da extensão, visando ao exercício competente e à qualificação cada vez maior das atividades profissionais; Qualificar os alunos para assumirem suas atribuições e deveres sociais como operadores jurídicos aptos e responsáveis a desenvolverem suas atividades técnico-jurídicas em sintonia com a realidade social e fundadas em referenciais humanistas, éticos e solidários; Despertar nos alunos que, como futuros profissionais de uma área das ciências sociais aplicadas, devem ter consciência da importância que o exercício de suas atividades profissionais tem como condição de possibilidade de realização e exercício da cidadania, em função de poder proporcionar avanços sociais, econômicos e culturais, através da efetivação dos direitos e do Estado democrático.​

  • As principais profissões jurídicas a que o egresso do Curso de Direito pode ascender são as seguintes: magistratura, ministério público e advocacia.
  • Na magistratura, exercitar-se-á a atividade jurisdicional, seja no Juízo Comum, no Federal ou no Trabalhista. Em cada um deles, uma espécie de conflito para cuja pacificação o magistrado, profissional da respectiva carreira jurídica, terá de atuar, tendo em vista o ordenamento jurídico então existente.
  • O Ministério Público se caracteriza por ser uma instituição permanente, indispensável à função jurisdicional estatal, cabendo-lhe, como preconizado na Constituição Federal, a defesa: a) da ordem jurídica; b) do regime democrático; c) dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Assim, promotores de justiça, procuradores do trabalho e procuradores da república cumprirão as tarefas que lhe são atribuídas por força de lei, sempre com vistas à defesa dos interesses maiores dentro de nossa sociedade.
  • O advogado é figura indispensável à administração da justiça, exercendo seus misteres seja através da advocacia pública (Advogados-gerais da União, Procuradores da Fazenda Nacional, Procuradores dos Estados, Procuradores dos Municípios), seja através da advocacia privada, ou defensoria pública.
  • O ingresso na advocacia pressupõe a submissão, do candidato concluinte do Curso de Direito, a exame, prestado perante a Ordem dos Advogados do Brasil, chamado Exame de Ordem.
  • Contamos, atualmente, com duas matrizes curriculares.

Mediante Processo Seletivo (vestibular), Reposição de Curso, Equivalência ou Transferência e ENEM.

Duração do Curso: 5 anos

COORDENAÇÃO

Douglas Vieira de Almeida

Doutorando e Mestre em Educação pelo PPGE-UFAL, Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió – FAMA e Especialista em Ciências Criminais pela mesma Instituição. É também licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU e Especialista em Gestão Educacional pela mesma IES.

Atualmente é Professor, Coordenador Institucional, Coordenador do Curso de Direito e Diretor Acadêmico Adjunto da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió – FAMA. Possui experiências nas áreas de Gestão Educacional, Direito, Metodologia da Pesquisa e TIC.

Email do Curso de Direito: coordenacaodireito@famaalagoas.edu.br

CORPO DOCENTE

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fale com a Faculdade FDG -->